quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Partimos para celebrar a vida

Não há heroísmo em uma viagem de carro de Florianópolis a Ushuaia. Certamente, anos atrás, o percurso era mais desafiante, com estradas piores, menos estrutura receptiva. Como Patagônia e Tierra Del Fuego viraram referência turística, sabe-se pelos guias que se multiplicaram as estradas, os postos de serviços, a rede de hotelaria.
Nossa proposta de viagem não é ser herói de nada. Deixemos isto para os que já fizeram esta viagem de Kombi, Fusca, motocicleta ou mesmo bicicleta. Nós queremos apenas curtir as paisagens singulares, os sabores diferentes, os outros sotaques, as montanhas , os lagos, os canais entre as centenas de ilhas que pontilham o fim do continente.
O planejamento da aventura iniciou-se no meio da adversidade. Um dia, com uma quimioterapia em curso, resolvemos que queríamos fazer este trajeto e derrubamos da estante os livros e mapas do cone sul. Um mês depois de encerrada a químio fizemos as contas e demos o primeiro passo para começar a viagem. No final de junho de 2006 adquirimos o carro que nos levaria ao extremo sul.
A data prevista era o final de 2006, mas em setembro tivemos mais um percalço médico. Uma cirurgia para tirar um pequeno tumor no cérebro. Consideramos que não houve um atraso, mas que ganhamos mais tempo para planejar a partida.
E entramos 2007 com a convicção de que este era o ano. Preparamos listas de acessórios e equipamentos, relemos todos os livros de viagem ao sul, vimos filmes, visitamos sites, conversamos com pessoas que já haviam experimentado o trajeto. Amadurecemos a viagem.
E agora estamos de partida, com cerca de 40 dias disponíveis. Não queremos passar pelos lugares e simplesmente plotar no nosso mapa um burocrático “passamos por aqui”. Queremos ver a vida de cada lugar.
Mais do que tudo, queremos celebrar a vida e a alegria de estarmos vivos e fazendo tudo para sermos felizes.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Estamos saindo com 4 dias de atraso. O primeiro desafio foi vencer algumas burocracias (e alguns burocratas!) para deixar a papelada em dia e evitar problemas nas fronteiras e postos policiais. Tudo ok. Lá vamos nós.

17 comentários:

-- disse...

Que los vientos y soles y llanos del sur los acoja con el cariño que merecen!
Olé!!
Beijo grande,
VaBi

Anônimo disse...

Vocês moram no meu coração, tá? Curtam muitíssimo. beijos

Anônimo disse...

DALEEEEEEEE !!!!!!!

gute Reisen!

kusssssss

ha!! nao esqueçam minha caloi chilena! hehehe

Anônimo disse...

Vou ficar por aqui curtindo e acompanhando vcs!!!
Grande beijo e boa viagem!!!

Anônimo disse...

Desejo a vocês a melhor das viagens. O mais importante, que é partir, vocês já fizeram. E bamo que bamo!
Abraços

Unknown disse...

Boa viagem pra vocês e que de tudo certo. Não esquece de mandar sinais de fumaça pra família.

Vão na paz e saudações tricolores!

Flávio Jr.

Daiani Ferrari disse...

Achei muito interessante a idéia da viagem, e soube um pouco da história desta aventura. Com certeza acompanharei de perto, através do blog. Boa viagem e boa celebração da vida!

Daiani Ferrari

Anônimo disse...

vai degavar, olha pros dois lados, um golinho d'água de meia em meia hora, cantarole um sambinha e escreva no blog. Sempre. Td dia, visse! bejaum procês! Tem churras na volta!

Anônimo disse...

Desejamos à vocÊs uma ótima viagem, que de tudo certo.

Abraços das pimpolhas da Tânia e do Francisco

JosiVill disse...

Hello my Dears!!!

Curtam todos os momentos e pequenos detalhes desta grande aventura, afinal sao nos detalhes que muitas vezes percebemos os verdadeiros milagres da vida.
Muitas Saudades!

Muita SORTE e grandes BEIJOS.

Anônimo disse...

Soninha... ao insistir querer ver "todas" as fotos e saber "todos" os detalhes, não imaginei que seria de pronto,eheh.
Daqui (e acolá) celebrarei com vocês sob o cruzeiro do sul.
Como diz Eduardo Galeano, "eu nasci e cresci debaixo das estrelas do Cruzeiro do Sul. Aonde quer que eu vá, elas me perseguem. Debaixo do Cruzeiro do Sul, cruz de fulgores, vou vivendo as estações do meu destino" (O Livro dos Abraços).
Pé na estrada e olhar no horizonte... destinos... cheiros, sabores, melodias e ressignificações.
Meu carinho.
Sandra, a Ribes.
P.S. Grata por esta partilha.

Anônimo disse...

Que legal Gastão, aproveitem moiiitoooo! Um beijão pra vcs! Jú Bonfante

Anônimo disse...

Tragam alfajor.
abs

Anônimo disse...

Um grande abraço nosso neste Natal dos muitos caminhos e da virada de ano nesta viagem espetacular. Acompanharemos o blog e tudo de bom pra vocês, Grande abraço, Jeana, Karam e ...agora Helena.

Anônimo disse...

Fala Gastão,
uma ótima viagem com sua companheira, que os bons ventos soprem a seu favor, boa festas e ótimo 2008, faz que nem o Coringão engata a segunda e pé na tabua.
Estamos aqui torcendo

Valeu
Paulão - Águia Comunicação

Cris Cardoso disse...

Boa viagem Gastão! Vá e volte na pilha, pra contar tudinho num animado churrasco. Esse será um dos capítulos daquele livro que você vai escrever. Grande abraço pra vocês.
Cris Cardoso

Anônimo disse...

Q legal!
Vou acompanhar de perto esta viagem...daqui de floripa ou la da franca. Volto dia 2
E q 2008 entre assim, cheio de aventuras, saude e muitas conquistas!
beijao nos 2
Marina Couto