sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Um dia para vencer distâncias. E a Policia Caminera.

Vinte pesos. É este o preço da simpatia de um Policia Caminera na Argentina. Os achaques de policiais a turistas na Ruta 14 são famosos, mas evitamos o trecho em que eles são mais habituais. Em vão. Exatamente na “esquina”da Ruta 14 com a 127 um policial gordo e suado nos abordou diretamente com a frase “estamos arrecadando para as festas”. Alegre, teceu comentários sobre a excelência e beleza de nosso carro. Esclareceu que se não pudéssemos contribuir não haveria problema. Lá se foram 20 pesos, coisa de R$ 13,00.
Não mais do que uns 40 Km adiante, outro posto de controle. Desta vez o policial também estava suado, mas era magro e jovem. Quando abri a janela ele abriu um sorriso e bateu carinhoso no capô do carro. “Belo carro”. E estendeu a mão com um manual de primeiros socorros que estava sendo vendido “para ajudar”. Um carimbo indicava $20. Estendemos 20 pesos, mas ele disse que referia reais ou dólares. Mantivemos a posição na moeda local e ele cedeu. A estratégia é clara: $20, não importa a moeda... E ele ainda perguntou por “regalitos del Brasil”.
Desde então os momentos mais tensos da viagem são as passagens pela Policia Caminera. Há sempre 20 pesos a mão para as emergências.
Saímos atrasados de São Miguel e pegamos boa estrada até São Borja onde almoçamos num restaurante a quilo perto da praça principal. Logo fomos na direção da ponte da Integração. Chegamos na aduana sob um sol pleno e muito calor. Os policiais Perez, Nuñes e Menez verificaram os passaportes e a documentação do carro. Tudo OK. Na alfândega brasileira um santamariense abrigado num cubículo refrigerado contou que mora em Santa Maria e viaja a cada três dias para cumprir a escala 12/36 horas. Preenchi a lista de equipamentos a serem declarados: notebook, câmera fotográfica, lentes, filmadora. Ele não leu a lista, não conferiu nada e carimbou.
E lá fomos nós pela Ruta 14, que tem uma primeira parte reta e monótona. Movimento moderado permitiu boa velocidade. Fomos a Passo de os Libres e, seguindo a Ruta 14, depois a 127, chegamos no início da noite a Santa Fé.

O quarto elemento

Amália foi promovida de acessório a membro efetivo da tripulação. Falamos da voz de sotaque lusitano que nos orienta o rumo no GPS. Ela deu demonstrações de comprometimento e eficiência que nos emocionaram.
Sugeriu caminhos mais curtos e operacionais do que os indicados pelos nossos mapas impressos e pelo prestigiado site
www.ruta0.com. Depois de Libres nos assustamos. Uma das estradas indicadas estava fechada e em obras. Amália calculou precisamente uma outra rota e com extrema precisão nos devolveu ao rumo certo.
O maior desafio, no entanto foi a chegada à Santa Fé. Cidade grande, trânsito complicado, um túnel sub-fluvial, muitas vias em obras. Tudo isso às 8 da noite, horário local, já escuro. As orientações foram precisas, mas o sistema de posicionamento por satélite deu um show e ganhou a nossa confiança definitiva. Nos deixou no entrevero centro e ainda nos indicou um bom hotel, com preços interessantes e algum conforto.
Na verdade, temíamos pela qualidade do mapeamento argentino. Os mapas para GPS na América Latina são feitos por voluntários. No caso argentino, o pessoal do Projeto Mapear se mostrou eficiente demais. Esperamos ter o mesmo sucesso no Chile.
Nossa passagem em Santa Fé se limitou a uma caminhada de duas quadras até o Citi Sports, um bar temático de futebol onde comemos bem e pagamos pouco ao lado de uma camiseta da seleção celeste autografada por Sorin.
Mañana, tempranito, sairemos rumo a Mendoza. Os primeiros dias são para vencer distâncias.

Do caralho. Basicamente.
Bjos e bjos pros dois!!

Serginho disse...

Meu caro nao se preocupa mais com a polícia vc já deve ter passado o pior trecho, dai pra baixo sao, em geral, todos muito simpaticos e prestativos. Dica, de Puerto Monnt, pegue a balsa até Chaiten no chile (existe chaiten na argentina tambem) dali siga pela Carretera Austral até Perito Moreno (cidade argentina) e desce para Calafate pela 40. O caminho é cheio de glaciares e lagos. É mais interessante que Bariloche, apesar de El Bolson ser muito legal. Boa Viagem!

Anônimo disse...

Chefe!!! Bom te ver com esse pique todo novamente. Com certeza vão curtir muito esse passeio e espero que façam uma ótima viagem. Aproveito também para desejar aos dois um ótimo Natal e um 2008 muito melhor que o ano que termina.

Grande abraço!

PS: xerife William parece que realmente nos deixou. Gallardo,Cavenaghi e Souza (do SP) podem surgir em breve.

Unknown disse...

Serginho! valeu a dica!

Lou burger disse...

O meu qirido
q bom q mandou noticias, nãp li tudo mas pelo pouco q li vi q policia é policia em qualquer lugar da america do sul,hehheh
sucesso e agora vou acompanhar seu diario
abraços e feliz natal para vc e esposa, ae (*ae novas palvrias) no extremo do sul

Anônimo disse...

ah pensem pelo lado positivo, pelo menos o natal dos policias será mais feliz!