sábado, 5 de janeiro de 2008

A cordilheira se derrete em lagos azuis











É difícil chegar a Bariloche. A estrada de Chiloé até lá é boa. Mas a gente precisa parar toda hora para fotografar. Primeiro, a nossa direita, a companhia imponente do vulcão Ozorno, cartão postal do Chile, num dia de céu azul pleno. Logo aparece mais um vulcão e mais montanhas nevadas. A Cordilheira dos Andes se apresenta sem reservas. Entre nós e ela, campos delicadamente floridos.
Na medida em que nos aproximamos da fronteira com a Argentina a estrada fica mais sinuosa e muitos pinheiros vão ladeando a via. Suas copas, geralmente quebradas, dizem que ali faz muito frio a ponto de machucar a mais robusta vegetação.
Na fronteira os trâmites burocráticos habituais, com poucas filas.
Depois da primeira alfândega, a de saída do Chile, a estrada serpenteia entre os pinheiros, sobe e desce de forma aguda. Uma placa anuncia um “mirador”. É a senha para que os viajantes parem seus carros – e todos param – para ver o Lago Espejo, o terceiro que avistamos e indiscutivelmente o mais belo. O espelho de água calidamente azul reflete as montanhas e seus pinheirais e os picos nevados que emolduram o horizonte.
Diz a lenda que este é o cenário do filme Bambi, da Disney. De qualquer forma é uma paisagem cinematográfica. Diante dele, o silêncio se impõe e mesmo o dedo ansioso para clicar a câmara fica estático. A natureza e seus ruídos reverberam na nossa cabeça que custa a compreender tamanha perfeição e harmonia. A impressão fugaz de fazer parte daquele quadro pintado com esmero repercute em serenidade e paz.
A região dos sete lagos, porta de entrada pelo oeste da Patagônia Argentina, é belíssima. Depois do Espejo vem o maior deles, o Nahuel Huapi. As placas anunciam a chegada ao “Jardim da Patagônia”. Vila La Angostura é uma cidadezinha muito pequena, muito florida e repleta de gente muito rica que tem casas entre o lago e as montanhas nevadas. A próxima cidade é San Carlos de Bariloche, que dispensa apresentações.
A cidade shopping
Bariloche é linda como se vê nos postais. Uma cidade limpa e florida, grande e organizada. Mesmo fora da temporada de esquis a cidade ferve. Nesta época dezenas de excursões de adolescentes agitam as ruas e lotam os hotéis. Na maioria dos estabelecimentos onde buscamos vagas nos informaram que “los niños” haviam chegado antes. Dividimos espaço com eles no modesto Hotel Antártida, na rua Mitre, o centro comercial da cidade.
As lojas de grifes famosas ficam lado a lado com lojas de “artesanias” e artigos locais. E por tudo camisetas escrito “Bariloche” das mais variadas formas. Em geral a comida é cara, as roupas são caras, tudo é caro. Uma cidade turística com todas as mazelas que isto acarreta.
O Cerro Catedral, principal estação de esquis, mesmo sem sua lucrativa cobertura branca, atrai turistas que sobem os teleféricos só por curiosidade. Na beira do lago gelado muita gente se banha nas praias pedregosas. A proximidade do final de semana agita ainda mais a cidade.
Já vimos o que tinha que ser visto. Vamos voltar à estrada, enfrentar a lendária Ruta 40 (o adjetivo é meio sem graça, mas é isto que ela é) e sua paisagem na Patagônica árida e ventosa que existe além dos lagos. Vamos mais para o sul.

5 comentários:

Anônimo disse...

Soninha e Gastãozinho tô aqui chorando da delicadeza dos comentários, emociona a gente pô!
e adorando tudo, viajando junto e amando estas paisagens. Um 2008 com olhares dalma. Beijão grande da Lili

Mylene Margarida disse...

Só de olhar as fotos já estou morrendo de inveja (invejinha, boa, é claro, daquelas que a gente desejaria fazer o mesmo, mas, por outro lado, deseja o maior sucesso para vcs). Um grande bj e uma excelente viagem...

Anônimo disse...

Soninha e Gastõa é encantador abrir o blog, as fotos estão cada dia mais lindas.Beijos e beijos.

Anônimo disse...

Soninha uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem;aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.Hoje,mais uma janela se abre diante de seus olhos.Que Deus te ilumine, todos os dias de sua vida .Feliz Aniversário !!

Anônimo disse...

DINDA um feliz aniversário para você. Te amamos muito....Beijinhos com amor e carinho. Larissa e Isabela.